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NASCIMENTO DO 17º ODU

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https://www.youtube.com/channel/UChVjsiXH8p6jEhGgAynIz2A/videos Esù ÓjìsèbòUma História de Revelações e Sabedoria.Essa história revela o nascimento do 17o. Odù, como e de onde nasceu Òsetùwá, em decorrência, veremos a analise através de como Èsù se tornou Èsù Òsijè-Ebó, o transportador e encarregado de encaminhar as oferendas entre a terra e o òrun.Quem deveria consultar o porta-voz-principal-do-culto-de-Ifá; a nuvem esta pendurada por cima da terra...Bábálàwó dos tempos imemoriais;Os "siris" estão no rio; a marca do dedo requer Yèréòsùn (pó sagrado de Ifá).Estes foram os Bábálàwó que jogaram Ifá para os quatrocentos Irúnmolè, senhores do lado direito, e jogaram Ifá para os duzentos malè, senhores do lado esquerdo. E jogaram Ifá para Òsun, que tem uma coroa toda trabalhada de contas, no dia em que ele (Òsetùá) veio a ser o décimo sétimo dos Irùnmolè que vieram ao mundo, quando Òlódumàrè enviou os òrìsà, os dezesseis, ao mundo, para que viessem criar e estabelecer a terra....

Àjàlá Mopin – O modelador de Orí

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Afùwàpé, aquele que soube escolher o melhor Orí Orí é a cabeça que norteia todos os seres-humanos e “Apéré” é seu suporte, por essa razão, sempre que louvamos Orí, evocamos também o seu suporte “Orí Apéré-oooooo!”, bem como o Orí Inú (encéfalo) “Orí Inú-oooo!” . Acreditamos que “Àjàlá Mopin” é a Divindade à qual Olodúnmarè atribuiu a responsabilidade de “modelar” o Orí das pessoas. Muito embora Àjàlá seja habilidoso na “arte de moldar cabeças”, por vezes ele comete erros e então surgem os “Orí Buruku”, que são as “cabeças defeituosas”. Cremos que mesmo antes do nascimento, escolhemos nosso Orí, pedindo-lhe junto à Àjàlá Mopin. Essa “solicitação” é denominada “Àkúnlèyàn”, nesse momento o indivíduo “acorda” a sua permanência no Àyé, dentre outros aspectos de sua vontade. Isto posto, Àjàlá Mopin dá a pessoa aquilo que os yorùbás chamam de “Akúnlègbà”, que é na verdade uma espécie de “mola propulsora” para que os “desejos acordados” sejam realizados. Por fim, Àjàlá Mopin, conce...
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– A – Ados = comida feita com farinha de milho de pipoca e mel Abá = pessoa idosa, velho. Abadá = para sempre ou roupa Abadó = milho híbrido, canjica Abará = bolinhos feitos com massa de feijão fradinho Abébé = leque. Aberem- embrulhinhos enrolados na folha velha de bananeira Abiodum = um dos Obá da direita de Sango. Àbaja = marca facial do povo de Òyó Ade = coroa. Adetá = nome sacerdotal de uma sacerdote Enhgenho Velho. Afonjá = uma qualidade de Sango que dá nome ao Axé Opo Afonjá. Agboulá = Egun que dá nome a uma casa Ilha de Itaparica. Agôgô = instrumento musical cônico feito de ferro. Ayabá = orisá feminino, senhora idosa. Aiyê = o mundo terrestre. Airá = um Orixá da família de Xangô Ajá = campainha, sino, cachorro Ajimudá = título sacerdotal ligado a Egungun e Oyá Akoro = uma qualidade de Ogun. Aku = obrigação funerária. akikó = galo. Alá = espécie de pano branco, universo Alabá = nome de um sacerdote do culto aos ancestrais. Alabê = Ogan confirmado...

Destruindo o seu Inimigo Interno ( O Grande Vilão da Sua Vida )

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Quaresma, o povo Iorubá

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Antigamente, quando chegava a Quaresma, o povo Iorubá paravam suas funções e faziam a festa chamada Olorogún, pois para o Candomblé o período da Quaresma é o período que em que os Orixás entram em guerra contra o mal para trazer o pão de cada dia para seus filhos. No dia da festividade chamada Olorogún, eram vestidos todos os Orixás do Axé e cada um dos Orixás vinham com um pequena trouxa, contendo a comida preferida de cada um deles. Todos dançavam os seus toques prediletos e no final saiam todos em fila dançando o Adarrum. Depois dessa festa os Orixás só voltavam no sábado de Aleluia. Depois do Olorogún os atabaques da casas eram recolhidos, onde tomavam ebós, eram lavados com ervas, e tomavam Obori. Essa foi uma forma encontrado para fortalecer os Atabaques que são utilizados em todas as funções litúrgicas. No sábado de Aleluia, era feita uma grande festa em louvor aos Orixás,onde Ogum por ser o pai das guerras, traziam em suas mãos um grande ces...