Quem é Exú Tranca Ruas?


Muito se ouve falar de Senhor Exú Tranca Ruas, ouvimos falar bem pelas pessoas que realmente entendem e conhecem a Religião Umbandista, e ouvimos falar mal por pessoas ignorantes que desconhecem a essência e o trabalho dessa nobre Entidade de Luz.

O Senhor Exú Tranca Ruas é o chefe da esquerda subordinado a Ogum. Tranca Ruas é a Entidade de Luz que abre ou fecha os caminhos dependendo da necessidade. Existem muitas histórias sobre Tranca Ruas porque não existe apenas uma entidade com este nome, na verdade é uma falange que trabalha nas trevas em nome da luz e cada uma tem sua história em particular. O Senhor Tranca Ruas não é o demônio, e as pessoas ignorantes são criminosas quando condenam e acusam esta entidade de demônio, falta de conhecimento e fanatismo que no final leva ao ridículo. Tranca Ruas é um dos principais guardiões da Umbanda. Ele merece e tem que ser respeitado como tal, ele é o caminho dentro da Religião, assim como todos os Exús e Pombos Giras, para que seja retirado todo o mal e maledicências de quem é merecedor.
Nome Esotérico: Tranca Ruas.
Nome Cabalístico: Tarchitmache
Características: É assistente direto de Beelzebuth (Mór), no Reino do Poder. Da mesma forma que Seu Sete Encruzilhadas (Aschtaroth), Seu Tranca Ruas tem o domínio das estradas e caminhos, onde executa as ordens dos maiores. Sendo uma Entidade que dirige um grande número de trabalhadores, tem a sua posição na escala hierárquica do seu povo, em quase idêntica igualdade de condições do seu “mano” Marabô. Possui o seu ponto esotérico, bem como, os seus pontos riscados e cantados, diferindo os mesmos de acordo com as irradiações nas quais são realizados os seus infindáveis trabalhos de alta magia. à Seu Tranca Ruas são entregues todos os pedidos feitos nas encruzilhadas. Seu Tranca Ruas foi o primeiro enviado, pelo seu maioral, para fazer contato para a formação de segurança e abertura de trabalhos de magia, condição esta do máximo respeito que deve-se a esta Entidade, e também a razão do tridente, que o identifica, aparecer em todos os pontos riscados de esquerda e nas tronqueiras deverá ser assentado o seu ponto como segurança geral.

História de Tranca Ruas

Senhor do mundo espiritual onde está sua origem e sua morada. Senhor dos caminhos, mensageiro dos Orixás e vencedor de demandas.
Na Umbanda, Exú Tranca Ruas não é considerado como um “Deus”, mas como uma Entidade em evolução que busca, através da caridade, a evolução de si mesmo. Não é uma peculiaridade só dos Exús, mas de
todos os espíritos no infinito cosmo espiritual. Não existe espírito evoluído,como se fosse um produto acabado. Todos os espíritos, independente da forma, estão em eterna evolução, partindo do
pressuposto que só existe um ser plenamente perfeito, um modelo de absoluta perfeição, o próprio Absoluto, Deus.
Em síntese, O grande agente Mágico do Equilíbrio Universal. É o Guardião dos Caminhos, companheiro dos Pretos Velhos, Caboclos, aparador entre os homens e os Orixás, lutador incansável, sempre de
frente, sem medo, sem mandar recado. Senhor da escuridão e do plano negativo atuam dentro de seus mistérios, regendo seus domínios e os caminhos por onde percorre a humanidade.
Senhor Tranca Ruas tem o poder de fechar e abrir os caminhos para o ser humano e também de ter as almas perdidas sem luz como escravos para prestar-lhe reverencias e fazer o que ele ordenar. Este é um dos motivos pelo qual ele foi enviado aqui no plano físico, para pegar as almas perdidas e formar uma hierarquia para que essas almas perdidas fossem transformadas em seu exército, e desta forma encontrem o caminho novamente para a luz através dele mesmo, podendo assim vigiar e manter esses espíritos sem luz afastados dos seres humanos que ora estão encarnados.
Seu vestuário é cartola sofisticada de época, sua capa varia nas cores azul turquesa, roxo e negro tendo contrastes em vermelho decorada de safira de preferência amarelo dourada que simboliza sua riqueza e a presença de seu reino. É extremamente educado e fino, poderoso e radical. Transita além dos limites da bondade e da maldade. Sendo um mensageiro de orixá, ele profundamente identifica
com os seres humanos. Guardião das casas, das vilas, das pessoas. Exú não tem nada haver com demônios, pois ele é a própria alegria da vida.
O Mestre Tranca ruas (O Guardião dos Caminhos), não é demônio que muitos acreditam que ele seja. Sua atribuição é trancar a evolução dos desqualificados, desequilibrados e desvirtuados espíritos humanos. Não deseja ser amado ou odiado, mas apenas respeitado e compreendido.
Para os mal informados que julgam e condenam essa maravilhosa Entidade, sem reconhecer a verdadeira essência e trabalho feito, abaixo um pequeno texto mostrando só para entendimento de quem
desejar realmente perceber a magnitude do tão estimado Senhor Tranca Ruas.
“O Guardião Tranca Ruas pode ser tudo o que queiram, menos como tentam mostrar: Um demônio. Jamais foi ou é o que este termo deturpado significa na atualidade e nem o aceita como qualificativo das suas atribuições: Trancar a evolução dos desqualificados, desequilibrados e desvirtuados espíritos humanos. Odeia os que odeiam, sente asco dos blasfemos, nojo dos invejosos, repulsa pelos falsos, ira pelos soberbos e pena dos libidinosos.”
Assim é TRANCA RUAS, por Origem, Natureza e Formação, um Exú de força consistente, que vem na terra fazer a caridade, ajudar os aflitos e obsediados, derrubar magias negras, proteger seus filhos
queridos, ensinar o caminho da evolução.
Senhor Tranca Ruas , senhor do Sétimo Grau de Evolução da Lei Maior de Ogum, conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres sem luz, interceda no caminho de todos os filhos de fé,
livrando-nos de toda a energia que possa atrapalhar a evolução de todos os seres iluminados; fazei de meus pensamentos uma porta fechada para a inveja, discórdia e egoísmo.
Dos sete caminhos por ti ultrapassados, foi na rua que passou a ser dono de direito, abrindo as portas para os espíritos que merecem ajuda e evolução e fechando para os que querem praticar a maldade e a inveja contra seus semelhantes. Fazei dos nossos corações o mais puro que nossos próprios atos.
Senhor Tranca Ruas agradecemos por tudo que fizeste nos aprender nesta vida e em outras que passamos lado a lado, rogo por vós a proteção, para os irmãos de fé, para toda a família e porque não para todos os inimigos. Abençoe e guarde esses filhos que um dia entenderão o verdadeiro sentido da palavra Umbanda.
Muito grande, muito forte, Seu Tranca Ruas vem trazendo a sorte!
Saravá, Senhor Exú Tranca Ruas, Guardião dos Caminhos!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS NOVE ÓRUN DE OYÁ

Qual é o certo , Makuiu , Mukuiu ,... - Candomblé Bantu Angola

História da Erê Mariazinha da Cachoeira