OYA BAGAN.
OYA DO RIO.
OYA DA LAMA.
OYA SEM CABEÇA.
OYA DA LAMA.
OYA SEM CABEÇA.
Esta Yabá nasce no Odu Ossá Mejí (9-9)
Bagan teria sido o último avatar (corpo reencarnado) de Oya, por isso leva em si tudo o que Oya adquiriu em suas vidas, sendo uma yaba de culto complexo e poucos zeladores sabem iniciar essa senhora.
* BAGAN NASCEU DA LAMA:
Bagan usa pinturas feitas com lama e Osun, nasceu da lama do rio Oya, o Rio niger e seu culto se dá neste rio.
Bagan usa pinturas feitas com lama e Osun, nasceu da lama do rio Oya, o Rio niger e seu culto se dá neste rio.
* OYA SEM CABEÇA:
Corre um falso itan de que Oya Bagan não tem Orí, pois foi decapitada. Como alguém sem Ori pode ser plantada em Ori, se no culto a Orisa só se da o que se tem?
Bagan na verdade arrancava a cabeça dos inimigos, por isso o nome de "OYA SEM CABEÇA".
Corre um falso itan de que Oya Bagan não tem Orí, pois foi decapitada. Como alguém sem Ori pode ser plantada em Ori, se no culto a Orisa só se da o que se tem?
Bagan na verdade arrancava a cabeça dos inimigos, por isso o nome de "OYA SEM CABEÇA".
Por fundamento da Yabá se moquia (queima) a cabeça dos bichos de quatro patas que são oferecidos a ela e então se põe esses crânios em seu igbá junto a um par de chifres de búfalo.
"O Igbá de Bagan é de Barro."
Bagan é um Orisa Nupê a qual rezamos esta Adurá:
"E ma odò, e ma odò
Lagbó lagbó méje
O dundun a soro
Balè hey"
Lagbó lagbó méje
O dundun a soro
Balè hey"
Tradução:
Eu vou ao rio, eu vou ao rio
Do seu modo encontrado nos
Arbustos reparte em sete
Vós que fala através do Preto
Tocando o solo te saúdo.
Eu vou ao rio, eu vou ao rio
Do seu modo encontrado nos
Arbustos reparte em sete
Vós que fala através do Preto
Tocando o solo te saúdo.
Itan de Oyá Bagan:
"Odô Oya, o Rio de Oya Bagan"
Orunmilá disse que ele devia mandar sua filha levar um pano preto até a fronteira da aldeia e rasgar o
pano. O pano preto simboliza as coisas más, e deveriam "rasgar" o mal. "Oyá" Significado rasgar, dividir, rachar. Então a filha do rei foi até a fronteira e rasgou um pano preto, rasgava e gritava: OYA! OYA! OYA! (Dividindo! Dividindo! Dividindo!)
Os retalhos de tecido formaram uma lama negra, que formou água negra. A poça de água estourou e formou um grande rio negro! Do ronco do rio se escutou o grito alto "OOOOOOYÁ!!!". Do leito do rio
saiu uma mulher negra, linda, empunhando armas de guerra. Ela foi chamada Oya e o rio Odô Oya.
Oya Bá Àgan é a oya que trás a força, o poder do grande Odô Oya! Se diz "Odô Oya Bá Agan" (o rio
oya trouxe força) que defendeu os Tapás do perigo. Grande formou uma linha separando o reino dos
inimigos, e eles tinham medo de tocar na água, o rio é o Berço de OYA, cujo as águas são negras de tantos eguns que carrega!!!
A Ya agbá Oya um dia saiu voando no ar e fez um tufão de vento!
A partir daí, os tornados também foram batizados de OYA.
Quando Ya Agbá Oya Bá Agan estava nervosa, ela Corria para a floresta e se transformava em Búfalo!
Hepa Hey Bagan!!!
OS ORISAS QUE CAMINHAM COM BAGAN:
ESÚ: Bagan guerreou contra Esu, ao ganhar a batalha ele jura lealdade a ela e decide acompanha-la.
OXÓSSI: O sexto filho de Bagan se chama OGYOGAN, ele se veste com a pele do búfalo e auxíliou Odé na caçada do pássaro Orúro, ao ver que Odé respeitava Ogyogan, Bagan dá para Odé o seu pó "Arole" para afastar os Eguns, e Odé em agradecimento faz o Erusin de Oya, e então se tornam aliados.
NANÃ: Bagan nasceu da lama, seu fundamento é a lama preta e isso se se fortalece na presença de Nanã.
OBALUAYÊ: Bagan o encontra no cemitério junto a Esu e ao derrota-lo, ele também jura lealdade a ela e a acompanha.
*CORES DE BAGAN:
Ela usa branco, porém no ato do "Agerê" ela se veste de Vermelho ou Marrom.
Bagan não é de culto igbalé, ela é cultuada no Rio Niger.
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