Pemba

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A Pemba tem como matéria prima o calcário, rochas sedimentares, composto de ferro, argila, cálcio, calcita, fluorita, entre outros minérios naturais. É verdade também que a pemba usada hoje não é a mesma usada pelos mais antigos, a qual era importada da África e a matéria prima era Caulim. Ambas tem formato oval para facilitar a utilização.

pemba é também um dos elementos mais utilizados dentro da Umbanda, pois praticamente todo e qualquer ritual existe a necessidade da utilização da pemba, pode ser usada para pontos riscados, cruzamentos, imantações, descarrego, energizações, condensar energias, consagrar objetos e etc.

A pemba é um dos elementos que ligam o mundo espiritual ao mundo material, no qual os Guias de luz se utilizam para realizar os seus trabalhos e firmarem suas energias dentro do terreiro ou onde necessitarem.

Também é utilizada em rituais importantíssimos como: curas, benzimentos, batizado, amaci, cruzamento de Capitão, cruzamento de Ogã, feitura de Pai pequeno, feitura de Pai de Santo, casamentos, coroas, abertura e encerramentos de trabalhos espirituais, aberturas de Terreiros entre outros.

A pemba é tão importante que fazemos referencias na Umbanda como “Lei de Pemba” que é a Lei Divina, “filho de pemba” que é filho de Deus. Devemos respeitar e utilizar essa ferramenta importantíssima com cautela e zelo.



A Lenda de Pemba

pemba
A Pemba é objecto permanente nos rituais africanos mais antigos que se conhece. Fabricada com o pó extraído dos Montes Brancos KABANDA e água do Rio Divino U SIL, é empregue em quase todos os ritos e cerimónias, festas, reuniões ou solenidades africanas.
Nas tribos de Bacongo e Congos, é usada a Pemba sob todos os pretextos quando é declarada a guerra – Os chefes esfregam o corpo todo com Pemba para vencer os inimigos; por ocasião dos casamentos – os noivos são esfregados pelos padrinhos com a Pemba para que sejam felizes; o negociante que quer conseguir um bom negócio esfrega um pouco de Pemba nas mãos; em questões de amor então, é bem grande a influência da Pemba, usando-a as jovens como se fosse o pó de arroz, porque dizem trazer felicidade no amor e atrair aquele a quem se deseja.
Contam as Lendas das Tribos Africanas o seguinte sobre a Pemba.
M. Pemba era o nome de uma gentil filha do Soba Li-u-Thab. Poderoso dono de grande região e exercendo a sua autoridade sobre um grande número de tribos. M. Pemba estava destinada a ser conservada virgem para ser oferecida às divindades da tribo, acontece porém que um audaz jovem estrangeiro, conseguiu penetrar nos sertões da África, e enamorou-se perdidamente de M. Pemba. M. Pemba por sua vez, correspondeu fervorosamente a este amor e durante algum tempo gozaram as delícias que estão reservadas aos que se amam.
Porém, não há bem que sempre dure, e o Soba poderoso foi sabedor deste amor e então, numa noite de Luar mandou degolar o jovem estrangeiro e também que lançassem o seu corpo no Rio Sagrado U SIL, para que os crocodilos o devorassem.
Não se pode descrever o desespero de M. Pemba, que como prova da sua dor esfregava todas as manhãs o seu corpo e rosto com o pó extraído dos Montes Brancos Kabanda e à noite, para que seu pai não soubesse dessa sua demonstração de pesar pela morte de seu amante, lavava-se nas margens do rio divino. Assim fez durante algum tempo, porém, um dia as pessoas de sua tribo que sabiam desta paixão e que assistiam ao seu banho, viram com assombro que ela se elevava no espaço ficando em seu lugar uma grande quantidade de massa branca lembrando um tubo.
Apavorados, correram a contar ao Soba o que viram, e este, desesperado quis mandar degolar todos, porém, como eles tinham passado o pó deixado por ela no rio, nas suas mãos e corpo, notaram que a cólera do Soba se esvaía tornando-se bom, e não castigando os seus servos.
Começou a correr a fama das qualidades milagrosas da massa deixada por M. Pemba e, com o nome simples de Pemba, esta atravessou muitas gerações, chegando até aos nossos dias, prestando grandes benefícios àqueles que dela se têm utilizado.

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