Como é a estrutura interna de um terreiro de Candomblé?

Primeiro vamos estabelecer o seguinte: para cada Nação do Candomblé existirá uma variante quanto a sua hierarquia, ou a mudança dos cargos! Mais a grosso modo é mais ou menos assim:
Babalorixá - Iyalorixá: Vulgarmente chamados de Pai ou Mãe de Santo, cargo mais elevado e de maior responsabilidade.
Ekédis: Cargo responsável pelo Rondaime
Ogãs: Cargo responsável pelas cantigas e pelos instrumentos de percussão.
Yaegbe: Cargo responsável pelo conhecimento e manutenção da ordem, tradição e hierarquia.
Iyakekere: Cargo de mãe pequena, responsável pela ajuda aos iniciados.
Ojubonã: Cargo da pessoa que auxilia ao iniciado quando recolhido.
Iyamoro: Cargo responsável pelo Ipadê.
Iyaefun: Cargo responsável pela pintura dos Iyawos.
Iyadagan: Auxiliar da Iyamoro.
Iyabassê: Responsável no preparo dos alimentos.
Aiyaba Ewe: Responsável em determinados atos e obrigações, pelas folhas.
Existem ainda outros cargos de menor responsabilidade mais, de imensa ajuda, que são realizados pelos simpatizantes. São as pessoas que se ligam a Religião e de certa forma nos prestam uma imensa ajuda, alguns são tão prestativos que acabam ganhando um cargo honorifico.
Agora dentro de um Ilê, a maioria das pessoas de cargo acumulam funções, e para cada cargo existe ainda outras posições.
Mais, recai as maiores responsabilidades nas mãos das Ekédis e Ogãs, pois estes não são médiuns rodantes, assim sendo cada um destes cargos, terão que acumular a sabedoria, não podem errar. Pois estão conscientes o tempo inteiro.
Agora em outras Nações caberá outras hierarquias, com outros nomes e praticamente as mesmas funções, mais mesmo assim serão sempre ao meu ver,as Ekédis e Ogãs. Que serão os cargos de maior responsabilidade, após o Babalorixá ou Iyalorixá. Pois na prática serão estes os olhos, braços e pernas do Baba ou da Iyalorixá, quando estes estiverem em transe!
Uma informação importante; será sempre o Orixá é quem determinará o cargo de cada um. Ou seja chegar em um Ilê e dizer quero ser Babalaorixá ou outro cargo qualquer, isto NÃO EXISTE!
Cada um terá o que merece por determinação do Orixá, e que só a este caberá a responsabilidade da escolha. Portanto, chegar dizendo que quer ser isto ou aquilo, não existe. É uma Religião dura, de muitos rituais e cerimônias abertas ou não ao público. De muito conhecimento que é repassado de filho para filho de cada nação.
Quanto a parte física do Ilê esta consiste no seguinte, Barracão, Quartos dos Orixás, [nestes quartos onde ficam os assentamentos dos Orixás]. Quarto de Exú. No barracão ao centro, ficará o pilar central, onde os Orixás dançaram ao seu redor. No fundo laddo esquerdo , ficarão os atabaques do lado direito a cadeira reservada ao Baba ou Iyalorixá, (alguns Ilês, resguardam este lado direito também para as Entidades de Umbanda.) As cadeiras colocadas à direita e a esquerda do barracão são destinadas as pessoas de cargo visitantes ou não no Ilê. No quarto dos fundos [mais ainda dentro do barracão] é onde são vestidos os Orixás. Não esqueça que para cada Nação, a arrumação do barracão deverá seguir os preceitos da Nação!
Axé aos irmãos e simpatizantes do Povo do Santo!
Comentários
Postar um comentário