Decepção Religiosa
Não há quem não tenha relatos pessoais de decepções dentro de uma “_Casa de Santo”_ .
As decepções se somam, pois os filhos de santo depositam esperança no pai de santo em resolver seus problemas pessoais. Cobram que o pai de santo deveriam ser mais atenciosos.
Cobram que o pai de santo deveria fazer algo que não fez. Que a casa de santo tem muita fofoca.
Que o pai de santo exige muita pompa e gastos quando a vida dos filhos não vai bem em nenhum aspecto.
Porem os que reclamam não olham para si mesmo. Não se enxergam! Que o problema na verdade não esta na casa de santo, não esta no pai de santo. Então a onde esta o problema? Porque a vida não esta boa em nenhum sentindo?
A resposta é bem simples. O problema esta na pessoa ter entregue a sua vida ao pai de santo. Para o pai de santo resolver seus problemas. E nenhum Orixá quer isso!
Os Orixás querem culto. Querem ser lembrados! Como é bom ser lembrando!
Os Orixás querem que as pessoas com suas próprias mãos cultuem a eles. Que ascendam velas, façam comidas a eles, e comam com eles, que cantem, dancem para eles.
Claro que com isso não retiro do pai de santo a responsabilidade de guiar da forma correta com seus filhos de santo. Pai é pai, mãe é mãe e como pai e mãe devem sempre cuidar e guiar seus filhos. Então é da responsabilidade deles (pai e mãe) ensinar aos filhos andarem sozinhos com as suas próprias pernas para não continuarem sempre dependentes.
Em Ifá ensinamos aos que chegam o que é Orixá, como falar com eles, como cuidar deles, e tudo o mais, deste vasto universo que é cada Orixá. Para que a pessoa seja responsável por seu Orixá, e tenha seu destino em suas próprias mãos.
Diz Ifá que fazendo ebó (sacrifício) toda negatividade se transforma em positividade. E que cada um deve cumprir com seu ebó. Então o sacrifício (ebó)pode ser feito desde matando um bicho para Orixá ate o oferecimento de uma simples vela ou uma cantiga.
Onde entra o pai de santo e o Babalawo nessa história? Eles são aqueles que vão dizer qual ebó é o mais indicado para resolver seus problemas. Porem fazer o ebó e não cultuar ao Orixá de nada adianta.
O ebó tem que ser feito e o sacrifício cada um tem que fazer ao Orixá para que sua negatividade se reverta em positividade. Ninguém pode fazer o ebó por você! Ou seja, não adianta a pessoa falar para o
sacerdote: “Faz o ebó ai, que eu pago!” Ela tem que estar envolvida no ebó.
Muitas pessoas acham que primeiro o Orixá deve dar a elas para que ai elas dêem ao Orixá. Isso não esta correto. Pois é com o que você oferece ao Orixá que ele vai usar para te salvar. Se você não ofereceu nada, não fez ebó então sua energia segue a mesma. E seus problemas seguem o mesmo.
Mude sua vida! Não espero que seu pai de santo faça algo para mudar sua vida. Faça você mesmo algo para mudar sua vida. Cultue Orixá, se não sabe como cultuá-lo procure um sacerdote competente que ensine.
Aquele que ensina pouco, sabe pouco ou esta de maldade para que você não cresça.
Se não encontra alguém dentro do candomblé que o ensine, procure Ifá que certamente ira aprender e muito.
Orixá não quer sua derrota. Se você sofre com certeza Orixá esta sofrendo juntamente com você.
Orixá foi colocado aqui na Terra por Olofin para que ajudassem as pessoas a terem uma vida melhor. Para que ajudassem as pessoas a passarem as dificuldades mais facilmente e poderem viver mais. Isso é Orixá.
Não lute contra seu Orixá.
Com Orunmilá e Ifá a vitória é sempre certa!
Não culpe seu Orixá pelas atitudes erradas das pessoas.
Orixá deixa sua vida ruim como esta para que você volte a se encontrar, para você ver que o milagre vem do Orixá e não do sacerdote. O sacerdote só te coloca no caminho certo, o resto quem faz é o Orixá, é Orunmilá.
Se você tem duvida de qual é seu Orixá ascenda você mesmo uma vela para ele, falando em voz alta que esta dando aquela vela, que esta fazendo esse sacrifício para seu Orixá (não fale nenhum nome de Orixá,ele sabe que é seu Orixá. Basta falar que esta ascendendo a vela para ele) E vera que sua vida vai começar a mudar para melhor.
Muito axé para todos que Orixá nos guie pelo caminho da vida. Pois com Orunmilá é sempre certo a vitória.
Comentários
Postar um comentário