Como atender a Eleguá, Oggún, Oshosi e Osun

Resultado de imagem para Eleguá
Eleguá todos os dias pela amanha antes de sair para a rua se saúda, pondo as mãos no chão e pede-se a sua bênção, saúde, tranquilidade, desenvolvimento e que o livre de todo o mal, da morte, da tragédia e das doenças, tanto para si como a todos os que vivem em sua casa. Eleguá têm que comer pelo mínimo uma vez ao ano um animal, ou quando se regista e ele o peça. Geralmente se dá de comer um galo e uma pomba, no entanto pode pedir um carneiro jovem e nessa ocasião também se dá uma galo e uma pomba. Quando se oferece a Eleguá sempre há-se dar de comer a Oggún, a Oshosi e a Osun se a pessoa os possui. Nenhum Orisha pode comer antes que Eleguá, ele sempre comerá primeiro. A ele nunca se coloca nada cozinhado com azeite.
santeria ou santaria cubana em portugal
A Eleguá se oferece de tudo; se coloca peixe fumado, jutía fumada, milho tostado, batata (ñame), bolas de arroz, peixe fresco, bolas de farinha, pão, aguardente, ovos, mel, doces, caramelos, frutas; em si tudo o que come pela boca e se pode acender uma vela. As oferendas se colocam diante de Ellegua por três dias e depois se levam para os cruzamentos ou monte, lugar que se tenha sido indicado. Os Orishas as vezes comem a través dos animais. Não se assuste se o dão de comer formigas, baratas, cão e outros animais. Há obras onde se põem coisas a Eleguá e depois se convida a comer outras pessoas, especialmente as crianças. 
Nessas oferendas oferecem bolos e rebuçados. Sobre estes Orichas não se pede nada de mal para os inimigos. Quando se tenha problemas com um ou varias pessoas lhes damos uma erva daninha, colocando debaixo do Orisha os nomes deles, pedindo que se encarregue da situação. Eleguá pode viver em distintos lugares dentro da casa, mas sempre vai junto com Oggún e Oshosi. De preferência vive perto da porta da entrada da casa.
Eleguá se pode tirar de casa e passear por diversos e distintos lugares e também se pode levar a lugares como o trabalho, a reuniões e outros, donde nós possamos ir. Quando a Eleguá se leva a passear não se deve deixar ninguém colocar a mão. A Eleguá se pede ou se fala sentado, parado, agachado ou em qualquer outra posição menos de joelhos, pois de joelhos é como se recebe.
Se deve evitar por todos os meios ter duvidas com Eleguá para que não tranque o caminho e não nos dê muitos problemas e nos afaste da morte, da tragédia e de todo o mal. Oggún, Oshosi e Osun come sempre acompanhando a Eleguá e lhes coloca quase sempre o mesmo que a este. Em os guerreiros Oggún e Oshosi vivem juntos. Se há algum problema de justiça se tira Oshosi de dentro de Oggún, e se faz a obra nos dias que estão marcados e depois de resolver o problema se volta a colocar dentro de Oggún. Muitas vezes se recebe Oggún e depois você trata de reforça-lo em sua casa, mas é preciso averiguar com o seu padrinho as cerimonias que este necessita.
Osun não se pode deixar cair. Se coloca num lugar seguro onde não possa ser derrubado, pois se por qualquer motivo chegar a cair deve imediatamente ir a casa do seu padrinho e comunicar o sucedido, registando para averiguar qual é a causa, pois é ele que avisa de algum problema que vai ter e demais há que dar de comer uma pomba. Osun, se a pessoa têm Awofakán ou Ikofafún, deve viver ao lado de esta. A estes Orishas se atende qualquer dia da semana, de preferência na segunda feira ou quarta, e lhes deita um pouco de mel de abelhas, e lhes assopra aguardente e lhes deita fumo de tabaco, também de vez em quando se lhes unta manteiga de óleo de palma, exceto a Osun que se unta com manteiga de cacau. Não se deve andar com os Orishas se um dia antes se teve relações sexuais. No caso das mulheres, não devem andar com nenhum Orisha quando tenham a menstruação.
Você deve saber e anotar todos os dados correspondentes ao seu padrinho, e estes são os seguintes: Nome e apelidos, a sua direção, o seu Anjo da Guarda, aniversario de Ocha. E você também deve saber o nome do seu Eleguá, o nome do seu Oggún e a data em que se fez a sua consagração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calendário De Todos Orixás E Suas Datas Comemorativas

Tudo sobre Ayrá – O Orixá dos ventos e estabelecedor da paz

Comidas e Oferendas a Oxumarê