ORI


Uma das mais importantes divindades das crenças Iyorubás é ORI, é o guia de cada um de nós.
Muitas pessoas envolvidas na religião não tem conhecimento de ori, e uma pessoa sem cabeça é uma pessoa sem direção.
A cabeça é em geral é a primeira a entrar neste mundo, e é o recipiente de todas as escolhas (opções), o ORI é uma das mais importantes a ser propiciada freqüentemente, e sua ajuda é necessária antes de iniciar qualquer ato, e isto é feito através do Eborí (bori).
O ORI é importante porque é o que escolhemos no orún para nos acompanhar neste mundo para atingirmos nosso destino, há ori que nos direciona e nada pode se manifestar senão fizermos uma escolha.
É ORI que nos leva de volta ao orisá, ORI é a ligação direta com Olodumare, ligação com a força chamada ELEDA, energia incondicional, o pensamento de Olorun que todos temos dentro de nos, é por isso que é dito quando saudamos nossas cabeças que estamos saudando ELEDA, por isso é feito através de nosso ORI.

Para os iyorubá, o ser humano é descrito como constituído dos seguintes elementos:

ARA- É corpo físico, o templo dos demais componentes.
OJIJI- É a representação visível da essência espiritual.
OKAN- É o coração, sede da inteligência, do pensamento, da ação.
EMI- Esta associado à respiração, é o sopro divino.

ORI, é o orisá pessoal em toda sua força e grandeza.

ORI em iyoruba tem muitos significados, o sentido literal é cabeça físisca, símbolo da cabeça interior (ORI INU). Espiritual mente a cabeça com o ponto mais alto (ou superior), do corpo humano representa o ORI.
A cabeça e o suporte, ORI- APERE são formados a partir dos elementos matrizes, enquanto o ORI INU interior respresenta uma combinação de elementos durante o processo de modelagem de cada ORI, ele é o único, dando individualização à existência.
Essa combinação “química” definirá parte das relações do homem com o mundo sobrenatural e a religião, na medida em que determina o seu ELEDA, ORISÁ, símbolo do elemento de formação que chamamos de IPORI, daquele ORI INU particular.


CANTIGAS DE ORI

Ori ka f’anjá Ori ô Ori ka f’anjá
Ori ká f’anjá Ori ô Ori ka f’ajnjá
Ori ká f’anjá alá umbó bàbá lá toloxé 
Agô ni kekerê kerê kê 
Agô ni kekerê kerê kê eru janjan
Ori ka f’anjá Ori ô Ori ka f’anjá
Ori ká f’anjá Ori ô Ori ka f’ajnjá
Ori ká f’anjá alá umbó bàbá la toloxé
Ago ni kekerê kerê kê
Agô ni kekerê kerê kê eru janjan

Orí ô Ori apere
Lé fibô didê lésé orixá
Apere ô ori ô orí apere
Lé fibô didê lésé orixá

Ori ô Ori xê
Awa dá meuá l’apere ô ori ô
Ori xê e uá lese orixá

Ori gbó apere 
Orí gbó mó gbó tijí
Orí gbó a pe re
Ori gbó mó gbó tijí

Ori loman bó inxê
Ori loman

Iyemoja mi xekê mi ô
Iyemoja mi xekê mi rô
Orí ô Iyemoja mi xekê mi ô

Ori mi ô xererê fun mi
Ori mi ô xererê fun mi
Ori oká unsanu oka
Ori ejo unsanu ejô
Afomo opué
Ori mi ô xererê fun mi

O guégué oló guégué
O guégué Ori umbó
Ori mi axé um o yê

Oni dôdô ori man i man yin
Oni dôdô ori man i man yin
Ibá ti kotá lobé fakalé
E a um ô loni á fi a jí

Omobá olokó ilé
Omobá olokó ilé
Omobé yi delê
Omobé yi delê o yê
Omobá olokó ilê

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calendário De Todos Orixás E Suas Datas Comemorativas

Tudo sobre Ayrá – O Orixá dos ventos e estabelecedor da paz

Comidas e Oferendas a Oxumarê