Òrun Afééfé – Espaço da aragem; local de correção e onde os espíritos permanecem até serem reencarnados.
Òrun Ìsálú – Também denominado Asálú, onde são realizados os julgamentos dos espíritos.
Òrun Àpáàdí – O local dos erros impossíveis de reparar.
Òrun Rere – Lugar para aqueles que foram bons em vida.
Òrun Burúkú – O espaço destinado às pessoas más.
Òrun Àlàáfíà – O local de paz e tranquilidade.
Òrun Bàbá Eni – O òrun do pai das pessoas.
Òrun Àkasò – Espaço destinado à passagem dos espíritos do òrun ao àiyé, no momento de sua reencarnação.
Òrun Oké Ora – Local do òrun, de onde partiu Odùdúwà para o àiyé. Ora é também o nome de um lugar perto de Ilé Ifé onde Odùdúwá e seus amigos teriam vivido por várias gerações antes de invadir as terras Yoruba.
ESPAÇOS ESPIRITUAIS POR ONDE CIRCULA NOSSA ALMA
AQUI SE ENCONTRA O MISTÉRIO, POR ONDE A ALMA DE TODOS SERES HUMANOS CIRCULAM, PARA ALCANÇAR A PERFEIÇÃO:
1- ORI IPAKO (PARTE OCCIPITAL) DA CABEÇA, IGUAL A TRASEIRA.
2- ORI IWA (PONTO DE CONVERGÊNCIA DOS PALIENTAIS DIREITO E ESQUERDO, DE ONDE SE ADOXAM OS IYAWOS) E ONDE CONVIVEM 3 ENERGIAS: ELEDÁ, ORI E ODU
3- ORI OTUN – PARTE DIREITA DA CABEÇA, ONDE ESTA LOCALIZADA A MASCULINIDADE DO SER HUMANO, AQUI TAMBÉM ENCONTRAM – SE O ODU: POSITIVO OU NEGATIVO
4- ORI OSI – PARTE ESQUERDA DA CABEÇA ,ONDE SE ENCONTRA A FORÇA FEMININA DO SER HUMANO
5- 5 ESPAÇOS DE ORUN
Ifaatogun relado no livro de Juana Elbein, destacou os 9 òrun e os separou da seguinte forma: 4 em cima que seria a paz de Orun, a parte destinada a Obatalá Alaabalase, a indicação do seu poder ao Cetro, em quatro em baixo, indicação destina por Odùduà.
O 5 espaço é destinado a gente que ainda não soube saber indicar o local que fica, até mesmo porque é só detalhar as semelhas dos 9 òrun com o Arco Íris de Bessem. São nove espaços, 9 significados diferentes, 9 estilos de cores, 9 nove maneira de “manipulações” no àiyé.
No Bara (corpo) temos 4 odus que representam a dinâmica do Bara, fazendo um total de 9 espaços de orun e de 9 odu em nosso corpo, sendo 5 na cabeça (ori) e 4 no corpo.
1 – Odu que comanda nossa mão, apao tun e apao osi, que conduz nossa personalidade e nossa forma de atuar positiva ou negativa em nossa vida
2 – Odu que comanda os órgãos vitais de nosso corpo, mantendo 1 boa saúde ou enfraquecendo a mesma.
3 – Odu que comanda nossas pernas, que possa nos levar aos bons ou maus caminhos.
4 – E o último odu muito importante em nossa vidas, o odu que rege o sexo, sendo esse positivo ou negativo ou neutro, pois o sexo tem como principio perpetuar a raça humana, e o outro como sexualidade e afeição a um parceiro. Devido isso, todos babalorixás e ialorixás, deveriam conhecer seus odus, dessa maneira poderia manter seu equilíbrio espiritual, emocional, econômico, e material, sabendo como através dos igbos de odus, equilibrar os 9 odus do corpo, para quando tiverem negativo passarem a positivos.
Comentários
Postar um comentário